O ano de 2020 será marcado pela retomada do maior evento sobre o universo da pessoa com deficiência intelectual e múltipla no estado. Após uma lacuna de 13 anos, a atual gestão da Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA) promoverá, entre 20 e 22 de maio, o X Conapaes-BA. Com o tema Inclusão: Desafios, Perspectivas e Possibilidades, o congresso tem a expectativa de um público de 500 participantes, entre pessoas com deficiência e seus familiares, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais atuantes nas Apaes.
O X Conapaes-BA acontecerá em Salvador e é um dos eventos mais importantes do Movimento das Apaes. O congresso busca contextualizar socialmente a pessoa com deficiência intelectual e múltipla, bem como discutir os temas desta área, de modo a incentivar novas ações e fomentar políticas públicas. De acordo com o Censo IBGE 2010, o Brasil tem 45 milhões de pessoas com deficiência (23,9% da população do país), e, destas, 1,40% possuem deficiência intelectual.
Durante o congresso, também será realizado o IV Fórum de Autodefensores, que tem por objetivo tornar as pessoas com deficiência intelectual e múltipla protagonistas nos debates. É um desdobramento do Programa Nacional de Autogestão e Autodefensoria, que visa dar voz e vez a essa pessoa, de modo que se conquiste sua autonomia e participação real no movimento, feito para eles e por eles.
Tendo em vista que a família da pessoa com deficiência intelectual e múltipla assume papel relevante no incentivo à autonomia do assistido da Apae, a décima edição do Conapaes-BA trará ainda o I Fórum da Família. Essa nova ação versa no sentido de que os familiares discutam os assuntos que mais os afligem e sugiram ações que estejam mais próximas do atendimento das necessidades da pessoa com deficiência.
O X Conapaes-BA também estreitará a relação das Apaes com as universidades, abrindo inscrições para trabalhos científicos em diferentes áreas. Os grupos debaterão temáticas variadas, a exemplo de Educação inclusiva e práticas pedagógicas; Saúde, qualidade de vida e longevidade; e Serviços socioassistenciais, defesa de direitos e trabalho.
Sensíveis às reais necessidades e potencial das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a Feapaes trabalha pelo fortalecimento das Apaes da Bahia. Atualmente, está sendo feito um mapeamento inédito sobre as estruturas e atuação das unidades nos municípios. São 76 Apaes que buscam a sustentabilidade e a profissionalização. E a meta é crescer! A ampliação da rede visa acolher um número cada vez maior de pessoas e reforçar o nosso coro por uma luta mais justa.