Foto/Divulgação: Yuri Argolo / Seletiva de Vitória da Conquista
No dia 18 de março, Porto Seguro receberá a seletiva regional do XI Festival Nossa Arte. O evento, que vai acontecer no SESC, é organizado pela Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA) em parceria com a Apae do município. O objetivo é selecionar os candidatos que participarão da competição final em maio, em Guanambi. Estarão presentes artistas apaeanos das cidades de Guaratinga, Itanhém, Mucuri, Canavieiras, Ilhéus, Una, Érico Cardoso, Porto Seguro.
“Essa etapa é uma demonstração do que será o festival. Desde já estamos ansiosos e na expectativa para prestigiar e aplaudir cada um de nossos artistas. É um momento de grande emoção não só para eles, mas também para os acompanhantes, profissionais e para o público no geral”, conta Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA.
Uma equipe de jurados terá a missão de avaliar as apresentações artísticas. As modalidades são: dança (todos os estilos, incluindo danças de ruas, populares e folclóricas); música (instrumental, vocal, banda, fanfarras); artes literárias (poesia, literatura de cordel, conto e prosa); artes visuais (pintura, desenho, gravura, fotografia, cerâmica, escultura, instalação, maquete, mosaico, reciclagem e artesanato em geral); e teatro (tragédia, comédia, drama, sátira).
Para Antônio Marques, coordenador de Artes da Feapaes-BA, o festival é uma oportunidade de dar visibilidade aos talentos dos assistidos e é um estímulo para o desenvolvimento da confiança e da autoestima. “A arte tem um papel primordial na inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, pois favorece a reabilitação e a formação, além de permitir que se expressem e compartilhem suas histórias”, pontua.
De acordo com Iolanda Pires, presidente da Apae de Porto Seguro, sediar um evento de tamanha importância para o movimento é uma grande oportunidade. “O festival promove vivências e experiências a partir da prática artística e do compartilhamento da expressão da arte e da cultura”, pontua.