A Apae de Eunápolis foi uma das unidades contempladas pelo edital 002/2021, aberto pela Federação das Apaes do Estado Bahia (Feapaes-BA), através do convênio firmado entre a entre a Federação Nacional das Apaes (FENAPAES) e a empresa Aplicap Capitalização S.A, que promove o sorteio Bahia Dá Sorte. Por meio dessa parceria, o projeto intitulado de “Pediasuit” foi instalado e já beneficia os assistidos pela Apae.
Emília Machado, presidente da Apae Eunápolis, conta que o novo serviço se trata de uma terapia intensiva feita em uma unidade de suporte. “O objetivo é alinhar o corpo de maneira mais funcional possível, estimulando o alinhamento postural e o tônus muscular. A terapia é realizada com uma vestimenta ortopédica composta em capacete, colete, short, joelheiras e calçados adaptados. As atividades são feitas contra a resistência dada pelos elásticos/tracionadores”, conta.
A presidente afirma que a conquista dos aparelhos foi um avanço na recuperação das crianças atendidas e explica alguns dos benefícios do tratamento. “A manutenção e ganho de força muscular; melhoramento da densidade óssea; prevenção de atrofias e deformidades; promoção de neuroplasticidade para restaurar funções perdidas por danos neurológicos; estimulação do desenvolvimento motor típico; inibição de padrões atípicos de movimentos; promoção de modulação de tônus muscular; melhora na propriocepção; estimulação sensorial e do padrão da marcha, entre outros”, finaliza Emília.
Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA, vibra com a conquista da unidade apaeana. “Tenho certeza que essa parceria com o Bahia Dá Sorte tem mudado muitas realidades. Estamos contentes em ver nossas afiliadas oferecendo serviços inovadores e de qualidade. Peço a todos que continuem comprando o Título de Capitalização, para que o nosso movimento seja cada vez mais fortalecido”, afirma.