Mesmo após o fim da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 (21 a 28 de agosto), a Apae de São Francisco do Conde colocou em pauta o tema da campanha, 'Familia e Pessoa com Deficiência: Protagonistas na implantação de políticas públicas', durante fórum realizado nesta sexta-feira (31).
Na programação o evento apresentou a palestra 'Relações de família no contexto educacional', ministrado por Ídila Muniz Sampaio, e os workshops 'Atleier Classe - Abordagem Psicopedagógica criada na França para crianças com autismo' e 'Olhares sobre a inclusão: Discutindo o panorama atual', mediados respectivamente por Martha Maria de Carvalho Silva e Anderson Spavier Alves.
De acordo com a organizadora do evento, professora Eliana Rosa, a intenção da Apae é levar para a comunidade a importância da familia na formação da pessoa com deficiência. 'O tema da Semana esse ano foi bastante proveitoso, porque fala da familia, que é o primeiro formador, educador de todos nós. O papel da Apae é mostrar para todas as pessoas - profissionais, amigos - o valor real da familia dentro do contexto apaenano. Mostrar que sem a familia nenhuma pessoa especial e nenhuma instituição apaena tem um suporte tão importe, tão forte. A familia é um pilar fundamental, alavanca os nossos trabalhos', explicou.
Representando a Federação das Apaes do Estado da Bahia, o vice-presidente Francisco Pereira exaltou o evento. 'Esse fórum é de fundamental importância, porque discute a preocupação maior do movimento apaeano em todas as instâncias, que é a participação da familia dentro do processo de formação inicial de nossos assistidos. Tenho certeza que daqui surgirão muitas propostas e servirá também como um chamamento aos pais e familiares que ainda não se deram conta da importância e da necessidade de sua participação em todo trabalho', considerou.