Feapaes-BA
29/05/2023
Link copiado com sucesso!!!
Emoção, reencontros e alegria embalados por música, danças, artes visuais e peças teatrais. Assim foi o XI Festival Nossa Arte, que aconteceu na cidade de Guanambi, entre os dias 24 e 26 de maio, e reuniu artistas de 22 Apaes da Bahia, além de dirigentes, profissionais do movimento, autoridades e a comunidade em geral. O evento, um dos mais importantes do calendário apaeano, marcou, ainda os 30 anos de trabalho da Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA) em favor da pessoa com deficiência.
Para Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA, é simbólico poder celebrar o aniversário da instituição durante o festival em Guanambi. "Além do evento ser um exemplo vivo dos resultados do nosso empenho ao longo desses anos, temos a honra de realizá-lo no local onde esteve situada a primeira sede da Federação. É também uma homenagem à cidade onde tudo teve início e aos que participaram da fundação dessa organização que tanto luta em prol da garantia dos direitos desse público", ressalta.
Foto: Yuri Argolo
O festival premiou músicos, bailarinos, atores e produtores que se destacaram nas apresentações. Os artistas presentes foram escolhidos durante as seletivas regionais que aconteceram no mês de março, nas cidades de Camaçari, Vitória da Conquista, Barreiras, Porto Seguro e Jacobina. “Estou muito feliz de estar participando e estou gostando muito”, afirma Marina Oliveira, uma das representantes da Apae de Vitória da Conquista. A artista de 18 anos se apresentou na categoria de artes visuais, com pintura de telas, e na categoria musical, tocando teclado.
Foto: Fau Santana
Já Iranildo Neves, de 22 anos, participou da modalidade de dança. “Eu vim mostrar o que eu sou capaz fazer e vim fazer bonito. Para mim, arte é uma coisa maravilhosa. Quero ser professor um dia, para ensinar às pessoas o que estou aprendendo agora”, conta o artista da Apae de Guanambi.
O coordenador de Artes da Feapaes-BA, Antônio Marques, destaca que o festival é uma oportunidade para elevar a autoestima das pessoas com deficiência e demonstrar seu valor como artistas, cidadãos e também enquanto profissionais. “Dentro do festival e nas atividades das Apaes, não trabalhamos a arte somente pela arte, mas como um elemento de transformação e profissionalização. Muitos dos artistas que estão aqui se apresentam, viajam e têm uma vida artística”, explica Antônio.
Segundo Narciso Batista, o maior presente que a Federação poderia receber nesta celebração de 30 anos é a alegria estampada nos rostos dos artistas durante o espetáculo. “É gratificante poder proporcionar um momento como esse, onde a inclusão e a arte se uniram de forma tão especial. Para os próximos trinta anos, desejamos um mundo justo e igualitário, que enxergue a potencialidade dessas grandes estrelas, que são os nossos assistidos”, enfatiza o presidente.
Os artistas que obtiveram destaque no evento foram selecionados pelos jurados para participar do Festival Nacional Nossa Arte, que vai acontecer no ano de 2024. Confira os resultados:
Música
Selecionado: Apae Salvador
Suplente: Apae Luís Eduardo Magalhães
Dança
Selecionado: Apae Salvador
Suplente: Apae Jequié
Dança Popular
Selecionado: Apae Salvador
Suplente: Apae Jequié
Teatro
Selecionado: Apae Feira de Santana
Suplente: Apae Gandú
Arte Literária
Selecionado: São Francisco do Conde
Suplente: Santa Luz
Artes Visuais/Artesanato
Selecionados:
Apae Jequié - Artesanato (Boneca Africana)
Apae Ipirá - Artesanato (Mandalas)
Apae Salvador - Artes Visuais (Pintura em Tela)
Outros destaques do Festival que foram premiados por seus números:
Destaques na Categoria Música:
· Cantor: Renan da Silva (Apae Érico Cardoso)
· Cantora: Raiane Iglesias (Apae Salvador )
· Músico: Lucas Gonçalves da Silva (Apae Luis Eduardo Magalhães)
· Musicista: Marina Santos de Oliveira(Apae Vitória da Conquista )
· Direção musical e arranjo: Emilie Lapa (Apae Salvador)
Destaques na Categoria Dança
· Bailarino: Geovane Eduardo Vital Silveira Santos( Apae Salvador )
· Bailarina: Gisele dos Santos Sobral (Apae Luis Eduardo Magalhães)
· Direção Coreográfica: Hanna Caroline Ribeiro Sena e Sheila Barbosa Rodrigues (Apae Jequié)
Destaques na Categoria Danças Populares
· Bailarina- Agda Pires Alves (Apae Jequié)
· Bailarino - Filipe Araújo (Apae Salvador)
· Direção coreográfica - Márcia Andrade (Apae Salvador)
Destaques na Categoria Teatro
· Ator de Comédia – Josevaldo Miranda de Jesus (Apae Feira de Santana)
· Atriz de comédia – Eliane dos Santos Souza (Apae Canavieiras)
· Ator de drama – Josimar Ribeiro de Oliveira (Apae Feira de Santana)
· Atriz de drama - Vitória Souza Silva (Apae Gandu )
· Figurino - Márcia Cristina da Cruz Xavier; Ediane Barros de Oliveira e Geraldo Pontes (Apae Juazeiro)
· Maquiagem - Jilmara Santos da Purificação (Apae de Gandu)
· Direção cênica – Gilmário Tanajura Peixoto ( Apae de Feira de Santana)