Atendendo a uma solicitação da comunidade de Maragojipe, a Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA), compareceu, no dia 10 de maio de 2019, a uma Audiência Pública promovida por uma comissão provisória de interessados na abertura de uma Apae no município.
O vice-presidente, Francisco Pereira, e a gerente administrativa, Elisângela Julião, representaram a Federação e tiraram dúvidas dos presentes à reunião sobre o processo de criação da unidade.
Estamos aqui pelos cidadãos com deficiência, para responder aos pais que são os protagonistas do processo. Essa audiência pública é uma das exigências para a criação de uma unidade Apae, de acordo com nossa legislação. Estamos acompanhando e sempre à disposição para orientação nesse sentido, afirma Francisco.
É a segunda vez que os pais e amigos de pessoas com deficiência tentam criar uma Apae em Maragojipe. Na primeira oportunidade, no entanto, não foram atendidos os requisitos previstos no seu estatuto social para alcançar a filiação à Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), o que impediu o funcionamento sob a tutela da Associação.