Trabalhar a inclusão através da arte. O método, aplicado diariamente por profissionais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em todo o Brasil, tem colaborado para o desenvolvimento de pessoas com deficiência.
Nesse sentido, a Federação Nacional das Apaes organiza, de três em três anos, o Festival Nacional Nossa Arte, onde assistidos de todo o Brasil são convidados a apresentar suas qualidades e aprendizados artísticos. Em 2019, o festival acontece entre os dias 19 e 21 de novembro, na cidade de Manaus-AM.
Os usuários das Apaes que participam deste evento são selecionados através de edições estaduais que acontecem no mesmo intervalo de três anos. Na Bahia, o Festival Estadual Nossa Arte aconteceu no mês de maio e classificou 40 assistidos para integrar a delegação que representará o Estado na competição nacional.
Os baianos são das Apaes de Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Luís Eduardo Magalhães, Salvador e São Francisco do Conde e se apresentam nas modalidades artísticas Dança, Teatro, Dança Folclórica, Música, Artes Literárias, Artes Visuais e Artesanato, respectivamente.
Além dos assistidos, a delegação da Bahia conta ainda com professores e acompanhantes, além de membros da equipe da Federação Estadual das Apaes, totalizando mais de 60 integrantes. Todo o custo de produção do evento, incluindo hospedagens e deslocamentos, são frutos de doações e parcerias.
É uma oportunidade para essas pessoas mostrarem do que elas são capazes. De se superarem e encantarem o público. Mas além do fator artístico, do empoderamento, do acesso à arte - algo muito restrito na sociedade brasileira -, estamos oferecendo a elas uma socialização com grupos semelhantes de outros estados, um contato com outras culturas. Algumas dessas pessoas nem mesmo haviam saído de suas próprias cidades antes. É um trabalho voltado ao desenvolvimento intelectual, mas cheio de contextos de inclusão. E que, independente dos resultados no festival, já nos deixa infinitamente satisfeitos, explica o presidente da Federação das Apaes da Bahia, Narciso Batista.
A delegação embarca para Manaus no dia 18 de novembro, às 17h, no aeroporto de Salvador. Flashes do evento podem ser acompanhados através das redes sociais da Apae Bahia (@feapaesba) e da Apae Brasil (@apaebrasil).
Confira a série de reportagens do parceiro, Bahia dá Sorte, sobre a preparação das Apaes baians para o Festival Nacional Nossa Arte: