Foi inaugurado nesta quinta-feira, 7 de outubro, o novo Complexo de Saúde da Apae Salvador, no bairro da Pituba, que vai expandir a capacidade dos atendimentos prestados pela instituição. A solenidade também celebrou os 53 anos da Apae, e contou com a participação de diversas autoridades, além de gestores, profissionais e parceiros da entidade. Entre eles estavam Derval Freire, presidente da Apae Salvador, Angela Ventura, superintendente da instituição, e Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA. Na ocasião, Batista também representou José Turozi, presidente da Federação Nacional das Apaes. Ainda marcaram presença no evento, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o secretário municipal de saúde, Léo Prates.
A unidade passou por uma ampliação na sua estrutura física, ganhando novos espaços para realização dos serviços. O complexo, que já é referência no estado em diversos segmentos, agora possui novas especialidades, como Cardiologia, Urologia e Doenças Raras. A Apae Salvador realiza cerca de 340 mil atendimentos por ano, entre exames, procedimentos e testes, voltados não só para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, mas para toda a população da cidade. O empreendimento dispõe ainda do Laboratório de Análises Clínicas, onde já foram realizados cerca de 80 mil atendimentos, e que hoje funciona também como uma unidade de educação e pesquisa científica.
“É uma felicidade muito grande poder comemorar a marca de 53 anos da Apae Salvador, esta que é uma referência do movimento apaeano na Bahia e no Nordeste brasileiro. Como presidente das Apaes do Estado da Bahia, parabenizo a instituição e agradeço o presente que a aniversariante nos oferece ao disponibilizar essa obra maravilhosa aos seus atendidos e aos cidadãos. Certamente, esse complexo é um dos maiores e mais completos espaços destinados à saúde. Convido os familiares e a sociedade em geral a frequentarem a Apae, conhecerem as suas ações e trabalhos, se tornarem voluntários e associados, e fazerem parte do movimento apaeano”, afirma o presidente.