Os atendidos pela Apae do município de Luís Eduardo Magalhães agora contam com uma sala de integração sensorial. O espaço ganhou equipamentos suspensos, tatames, almofadas, piscina espumada, além de outros instrumentos que estimulam os sentidos e favorecem o desenvolvimento de habilidades psicomotoras. Os materiais foram adquiridos através do edital 002/2021, aberto pela Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA), por meio do convênio firmado entre a Federação Nacional das Apaes (FENAPAES) e a empresa Aplicap Capitalização S.A, que promove o sorteio Bahia Dá Sorte.
Foto: Divulgação
Ronei Pereira, presidente da Apae, conta que a sala tem sido um recurso importante para os profissionais de fisioterapia e fonoaudiologia da instituição, pois trata-se de um ambiente lúdico, que permite o desenvolvimento de atividades de coordenação motora e equilíbrio. “No trabalho de psicomotricidade com os alunos, especialmente os que apresentam diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), a sala tem possibilitado um trabalho mais efetivo, sendo para muitos o único ambiente onde têm conseguido ganhos terapêuticos. O espaço sensorial também tem facilitado a realização das terapias fonoaudiológicas para os pacientes com autismo, dando mais resultado nas estratégias terapêuticas utilizadas”, conta o presidente.
Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA, comemora a conquista dos aparelhos. “Sabemos da importância desses artifícios para a melhoria da qualidade de vida de nossos assistidos. Nosso desejo é que todos possam ter acesso aos tratamentos necessários. O Bahia Dá Sorte tem sido um grande parceiro na realização desse sonho. Nesse sentido, faço o pedido para que continuem comprando e contribuindo com esse projeto”, reforça o presidente.