COM A REALIZAÇÃO DA XII OLÍMPÍADAS ESPECIAIS DAS APAES DA BAHIA, FEAPAES-BA PROMOVE INCLUSÃO E SUPERAÇÃO
Salvador foi palco de uma grande festa da inclusão e superação ao sediar a XII Olimpíadas Especiais das APaes da Bahia. O evento classifica equipes para as olimpíadas nacionais que acontecerão em dezembro de 2025, em Brasília.
Com o objetivo de promover a inclusão, respeito, integração entre os assistidos das Apaes do Estado da Bahia, a Feapaes-BA, juntamente a Apae anfitriã, de Salvador, celebrou a diversidade com a participação de mais de 400 atletas, de 20 delegações do interior e da capital. Nas modalidades de Futsal, Natação, Bocha, Ginástica Rítmica, Handebol, Futsal Society, Capoeira, Futsal Down e Atletismo, os competidores deram tudo de si para conquistar os objetivos. Muito mais que competir, os participantes foram envolvidos num espírito de coletividade, de trabalho em equipe e comprometimento, o sentimento de todos os participantes, atletas, professores, acompanhantes, foi de muita emoção e superação.
“As Olimpíadas Especiais não apenas celebram o talento e a determinação dos participantes, mas também revelam novos talentos, proporcionando momentos de superação e união”, afirmou Derval Evangelista, presidente da APAE Salvador.
Paulo Antoni, da comissão técnica das olimpíadas, ressaltou a importância da qualificação profissional como ferramenta de desempenho dos atletas. “Os técnicos têm acesso aos seus alunos em qualquer prova que eles estão fazendo, qualquer modalidade. Então, eu acho que a Bahia está de parabéns, foi um evento bonito! Eu acho que esse tipo de movimento a gente tem que incentivar e cada vez preparar mais os professores, qualificar mais ainda os professores para que os alunos tenham melhores desempenhos a cada dia.”
“Nós aqui não estamos para avaliar as deficiências, e sim para valorizar o potencial esportivo. A inteligência psicomotora do indivíduo. Então aqui é uma celebração da diversidade, do respeito ao indivíduo, através do esporte como ferramenta de inclusão e de aprendizado, inserção do indivíduo na sociedade”, disse Adriana Oliveira, coordenadora de esporte da FEAPAES-BA.
“O sonho é que todos participem, pois entendemos que o esporte influencia significativamente na saúde, no intelecto, e também no cognitivo. Mas além disso, é muito gratificante, como organizadora, poder ver o show de superação que esses meninos mostram pra gente em todas as modalidades das olimpíadas”, comentou Moana Meira, presidente da FEAPAES-BA.
"Foi uma honra para nós nessa primeira gestão e ainda assim, praticamente, quase que assumindo a gestão e tendo que realizar, organizar esse evento, mas foi muito bom. Nós ficamos muito felizes com o resultado. Queremos agradecer todo o apoio que recebemos, toda a equipe FEAPAES-BA, todas as pessoas que nos apoiaram, que tiveram conosco, toda a retaguarda que nós tivemos de todas as pessoas. Agora esse é o momento só de agradecimentos" pontuou Mary Portugal, vice-presidente da instituição.
As Olimpíadas Espaciais da Bahia classificam para a nacional que será realizada em dezembro de 2025, em Brasília. A competição é realizada desde 1973. A primeira edição ocorreu na cidade do Rio de Janeiro. Em 2022, em Aracaju, com um número recorde de 24 delegações e de mais de 1,6 mil pessoas inscritas.