Alegria, protagonismo e inclusão. Esses foram os ingredientes dos baianos no XI Festival Nacional Nossa Arte, realizado pela Federação Nacional das Apaes nos dias 19, 20 e 21 de novembro, em Manaus-AM.
O primeiro desafio dos 40 assistidos que integraram a delegação da Federação das Apaes do Estado da Bahia foi a distância. Uma viagem inicial de ônibus, de suas cidades até a capital baiana, e depois um longo voo, incluindo conexões. Um esforço compensado em cima dos palcos.
A festa começou com um City Tour pela capital amazônica, como forma de relaxar e descontrair os artistas antes da atuação. Na solenidade de abertura, organizadores e dirigentes das Apaes emocionaram o público com discursos de incentivo e agradecimento. O evento terminou com um show da banda Carrapicho.
A Bahia encantou o público presente nos sete segmentos artísticos em disputa no Festival. A tela pintada pelo aluno Leonardo, da Apae Salvador, ficou exposta junto às bonecas confeccionadas pela aluna Matilde, da Apae São Francisco do Conde, e da poesia do aluno Moisés, da Apae Ilhéus. Os três concorreram em Artes Visuais, Artesanato e Artes Literárias, respectivamente.
No primeiro dia de apresentações, a banda Explosão, da Apae Luís Eduardo Magalhães, fez o publicou soltar a voz durante os espetáculos de Artes Musicais. Já o casal Gilmar e Fernanda, da Apae Camaçari, mostrou o molejo baiano durante nas exposições de Dança.
???
No dia seguinte, a CIA de Artes da Apae Feira de Santana prendeu a atenção dos presentes com uma peça de valorização à arte, no segmento de Artes Cênicas. Para finalizar, os alunos da Apae Jequié expuseram no palco o Maculelê, na competição de Dança Folclórica.
Todos foram premiados com medalhas de participação entregues pelo presidente da Feapaes-BA, Narciso Batista e pelo diretor-secretário, Derval Freire, que acompanharam todas as mostras e espetáculos.
A delegação da Bahia teve também a presença da diretora social, Moana Meira, dos coordenadores de Arte, Antonio Marques; Família, Jurandir Mato Grosso; e Autodefensoria, Eliana Rosa; além dos Autodefensores Ronaldo Araújo e Débora Gil. O coordenador técnico da Apae Feira de Santana, Deraldo Azevedo, foi o responsável por chefiar a delegação.