As Apaes dos municípios de Jacobina e Medeiros Neto foram contempladas pelo edital 004/2022, aberto pela Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA). Os projetos são frutos do convênio estabelecido entre a Federação Nacional das Apaes (FENAPAES) e a empresa Aplicap Capitalização S.A, que promove o Sorteio Bahia dá Sorte.
A Apae de Jacobina teve sua sede reformada para a reativação do serviço de audiometria, que avalia o grau de audição dos pacientes em relação aos sons emitidos. A intenção é ofertar um atendimento com baixo custo em benefício da população mais carente do entorno, além de empresas que realizam exames admissionais e demissionais. “A iniciativa coloca a Apae no mercado da realização de audiometria e cria uma fonte de renda a longo prazo”, conta Lúcia Ribeiro, presidente da Apae.
Na Apae de Medeiros Neto, os recursos foram destinados para o início da obra de construção da sede própria, com um centro de apoio à pessoa com deficiência, que incluirá salas multiuso, sala de informática e sala de oficina, gerando mais aprendizagem e conhecimento nas áreas cognitivas.
“O projeto foi importante para a Apae, pois possibilitou que fosse dado o pontapé para melhorias imprescindíveis no atendimento externo e interno da população local”, afirma a presidente Aildma Cristina.
“É lindo ver nossas Apaes alcançando conquistas. Todo movimento em favor de nossas associadas beneficia diretamente os atendidos e a comunidade no entorno. Reforçamos o convite para que todos possam fazer parte dessa corrente de transformação através da compra do bilhete do Título de Capitalização Bahia Dá Sorte”, pontua Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA.