A edição estadual do Festival Nossa Arte na Bahia será só em 2019, mas as Apaes já estão em ampla preparação. Para incentivá-las, a Federação das Apaes do Estado realiza a segunda etapa do Projeto de Qualificação em Artes, que teve seu início em agosto.
Durante a ação, professores contratados pela Feapaes-BA ministram oficinas de dança, música e teatro para assistidos e educadores das Apaes, em atividades que duram um ou dois turnos, em um ou mais dias, variando por unidade.
De acordo com o coordenador de Artes da Feapaes-BA, Antonio Marques, o projeto não contribui somente para a qualificação dos professores das Apaes e os alunos.
'Contribui principalmente para o processo de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, oportunizando que os usuarios ampliem sua participação social e desenvolva sua autonomia e independência atraves da arte. O projeto foi idealizado exatamente para possibilitar a inclusão de mais alunos neste grande encontro de artes que é o festival', explicou.
Durante os meses de agosto e setembro, a segunda etapa do projeto contemplou as Apaes de Valente, Teofilândia, Riachão do Jacuípe, Feira de Santana, Muritiba, Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista. Alagoinhas, Gandú e Jitaúna serão as próximas.