No mês de julho, a Apae de Maragogipe inaugurou um espaço voltado para o atendimento fisioterapêutico de pessoas com deficiência. O projeto, intitulado de Reabilitando com Tecnologia, foi um dos vinte e nove contemplados pelo edital 002/2021, aberto pela Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA), através do convênio firmado entre a Federação Nacional das Apaes (FENAPAES) e a empresa Aplicap Capitalização S.A, que promove o Sorteio Bahia dá Sorte.
O espaço foi equipado com aparelhos usados na fisioterapia e na terapia ocupacional. A ideia é oferecer o serviço para cerca de 400 pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA), a fim de favorecer o desenvolvimento da autonomia e a evolução nos aspectos emocionais, psicomotores, intelectuais, sociais, cognitivos e afetivos. O projeto ainda possibilitou a aquisição de equipamentos de informática, como monitores, notebooks e impressoras, que serão utilizados nas atividades administrativas.
De acordo com Edivan Andrade, presidente da Apae de Maragogipe, a recente inauguração da unidade e a conquista do espaço de reabilitação mudou a realidade de muitos que moram na cidade. “Antes da Apae, as pessoas tinham que fazer tratamento em outros municípios. Depois da fundação, essa situação mudou. Hoje as pessoas não precisam sair, pois têm o atendimento dentro do próprio município. Nós atendemos quase 200 famílias em diversas especialidades. O edital nos proporcionou a compra dos equipamentos necessários para os tratamentos e para colocar nossa sede em funcionamento”, conta Edivan.
Para Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA, é gratificante ver o avanço do movimento apaeano. “Estamos muito felizes em acompanhar o crescimento da Apae de Maragogipe e ver suas conquistas. Tenho certeza que esse novo serviço transformará a realidade de muitos. É por isso que reforço o pedido para que as pessoas continuem comprando o Título de Capitalização do Bahia Dá Sorte. Vamos juntos contribuir para a realização de sonhos”, ressalta o presidente.