Criada em 21 de maio de 1993, a Federação das APAES do Estado da Bahia completa 25 anos nesta segunda-feira. Nascida na cidade de Jacobina, interior baiano, a entidade reúne mais de 70 unidades apaenas com a missão de promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e ser agente representativo do movimento na esfera estadual, para a melhoria dos serviços prestados pelas APAES, em prol da inclusão social de seus assistidos.
Ao longo desses anos a FEAPAES-BA estabeleceu-se enquanto instituição consolidada, com forte atuação junto à Federação Nacional das APAES (Fenapaes), oferecendo às APAES da Bahia oportunidades de desenvolvimento e autonomia, sobretudo através de parceiros como a Solo Brasil, APLUB Capitalização e Bahia dá Sorte.
Para o presidente Narciso Batista, a data festiva marca uma importante transformação vivida pela FEAPAES baiana. É uma imensa felicidade poder comemorar este dia com o retorno de várias ações positivas já realizadas neste ano. Ampliamos e modernizamos a nossa sede, reforçamos nossa equipe de trabalho e graças a isso em menos de um mês realizamos a décima edição das Olimpíadas Estaduais das APAES e uma jornada de capacitação de educadores, contemplando aí, diretamente, mais de 600 pessoas entre profissionais e assistidos, de 40 APAES do Estado. Todas essas ações fazem parte do planejamento de aniversário, que se estenderá no segundo semestre deste ano, pontuou.
Narciso lembrou ainda que essa história de 25 anos foi construída por várias mãos, das quais ele representa através de seus antecessores. Não chegaríamos até aqui sem o esforço e dedicação dos presidentes que por aqui já passaram e deram sua imensa contribuição. A eles também parabenizo e divido toda essa felicidade, finalizou.