Loja

Logo Apae
Logo Apae

FEAPAES - BA

Federação das Apaes do Estado da Bahia - BA

  • Início
  • Notícias
  • Vídeos
  • Publicações
  • Doação
  • Apaes
    • Mapa das Apaes
    • Apaes em Movimento
    • Galeria - "Nossos Talentos"
  • A Feapaes-BA
    • Quem Somos
    • Diretoria executiva
    • Coordenadores Estaduais
    • Procuradoria Jurídica
    • Autodefensores estaduais
    • Conselho de Administração
    • Conselho Fiscal
    • Assembleia Geral Ordinária
    • Assessorias técnicas
  • Transparência
    • Parecer
    • Plano de Ação
    • Relatórios
    • Demonstrações Financeiras
  • Eventos
    • Eventos
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

Diagnóstico de autismo ficou mais fácil e mais frequente

MSWI

12/03/2018

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

O Distúrbio de Espectro do Autismo (DEA) é uma síndrome comportamental que compromete o processo de desenvolvimento ao longo da vida. Uma das características do autismo é a grande variabilidade de intensidade e forma de expressão em cada pessoa.

A professora Fernanda Dreux Miranda Fernandes, fonoaudióloga, professora associada livre-docente da Faculdade de Medicina (FM) da USP, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, conselheira do Comitê de Educação em Terapia de Fala e Linguagem e pesquisadora do CNPq, falou sobre os desafios dos familiares e da escola ao lidar com a criança autista.

O diagnóstico do distúrbio, antes mais difícil de ser apontado, foi aperfeiçoado. Agora, é mais fácil identificar o autismo na infância e essa descoberta tem sido mais frequente. Cerca de uma criança a cada 70 é diagnosticada com autismo, o que tem grande repercussão para os familiares.

Segundo a especialista, o principal desafio para os pais é a questão da comunicação. A grande preocupação é saber se o filho será ou não capaz de falar. Em seguida, vem a dúvida da possibilidade de uma vida normal. Será que a criança pode estudar em qualquer escola? Será que conseguirá ser independente?

A professora esclarece que cada quadro de autismo é avaliado de maneira diferente. Algumas crianças poderiam nem ter a síndrome identificada na escola. Outras podem precisar de algum auxiliar de ensino, direito garantido por lei.

Em menor proporção, há ainda crianças para as quais a melhor indicação é uma instituição especial, que vai oferecer um acolhimento em relação às dificuldades de comportamento, sociais e cognitivas, que elas manifestarão.

Estudo realizado pela fonoaudióloga mostrou que o processo de aprendizado nas crianças autistas não difere muito do das crianças sem a síndrome. USP

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: federacao@apaeba.org.br

Telefone: (71) 3272-3650

Rua Dr. José Peroba, Ed. Metrópolis Empresarial, sala 1206, 275 - CEP: 41770-235 - Salvador - BA

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!