Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Interação e desenvolvimento de autonomia são marcas do Encontro de Autodefensores da Microrregião 1

Evento reuniu representantes de 10 Apaes baianas em São Francisco do Conde

Autodefensores e coordenadores de autogestão de 10 Apaes baianas estiveram presentes no Encontro de Autodefensoria e Autogestão das Apaes da Bahia, ocorrido na Apae São Francisco do Conde com o objetivo de articular ações de defesas dos direitos das pessoas com deficiência.

O evento foi aberto pelo presidente da Feapaes-BA, Narciso Batista, que dividiu a mesa de abertura com o vice-presidente Francisco Pereira, com a coordenadora estadual de Autofedensoria e Autogestão, Eliana Rosa, com os autodefensores estaduais, Débora Gil e Ronaldo Araújo, e com o autodefensor da Apae S. F. do Conde, José Fernando.

“O que nos move e nos leva a participar desse movimento é dar voz e autonomia a pessoa com deficiência. E se nós não dermos essa oportunidade, se não envolvermos a família, os educadores e os defensores de direitos nessa tarefa eles ficarão escondidos a vida toda e não é isso que nós queremos, não é esse o nosso objetivo. Experiências serão trocadas e eu quero dizer para todos os autodefensores que o que nós queremos é que vocês tenham  voz, que vocês proponham ações e que partir disso é que nós iremos executar e fazer o nosso trabalho”, disse Narciso.

Encontro de Autogestão e Autodefensoria das Apaes da Bahia - Microrregião 1

Para a coordenadora estadual de Autofedensoria e Autogestão, Eliana Rosa, é preciso promover a autogestão no Nordeste. "Vai ser difícil, mas temos que cumprir uma promessa que nós coordenadores do nordeste fizemos, que no próximo Fórum Nacional de Autodefensores o nordeste estará lá em peso. Se nós temos 78 APAES na Bahia, se não a totalidade, mas pelo menos 80% terá o casal de autodefensores do nordeste. Se APAE existe é por eles, e é por eles que nós estamos aqui", considerou.

Eliana apresentou a palestra Autogestão x Autodefensoria: Desafiando os Limites, Diminuindo as Diferenças, além do case de sucesso da Apae de São Francisco do Conde. As Apaes Salvador e Feira de Santana também apresentaram seus cases. Antes do fim do encontro, os autodefensores e os coordenadores de autogestão participaram de uma roda de conversa, onde trocaram experiências sobre suas rotinas.

Estiveram presentes representantes das Apaes de Alagoinhas, Cachoeira, Camaçari, Feira de Santana, Governador Mangabeira, Salvador, Santo Amaro, Santo Estevão, São Francisco do Conde e Madre de Deus. O evento foi voltado para as Apaes das regiões Recôncavo, Litoral Norte e Metropolitana de Salvador, conforme previsto nos Conselhos Regionais subdivididos pela Feapaes na Bahia.

Endereço:
Rua Dr. José Peroba, 275 Edf. Metropolis Empresarial • Salvador • BA
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(71) 32723650