Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Feapaes-BA terá 40 assistidos no Festival Nacional Nossa Arte

Além dos assistidos, a delegação da Bahia conta ainda com professores e acompanhantes, além de membros da equipe da Federação Estadual das Apaes, totalizando mais de 60 integrantes.

Trabalhar a inclusão através da arte. O método, aplicado diariamente por profissionais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em todo o Brasil, tem colaborado para o desenvolvimento de pessoas com deficiência.

Nesse sentido, a Federação Nacional das Apaes organiza, de três em três anos, o Festival Nacional Nossa Arte, onde assistidos de todo o Brasil são convidados a apresentar suas qualidades e aprendizados artísticos. Em 2019, o festival acontece entre os dias 19 e 21 de novembro, na cidade de Manaus-AM.

Os usuários das Apaes que participam deste evento são selecionados através de edições estaduais que acontecem no mesmo intervalo de três anos. Na Bahia, o Festival Estadual Nossa Arte aconteceu no mês de maio e classificou 40 assistidos para integrar a delegação que representará o Estado na competição nacional.

Os baianos são das Apaes de Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Luís Eduardo Magalhães, Salvador e São Francisco do Conde e se apresentam nas modalidades artísticas Dança, Teatro, Dança Folclórica, Música, Artes Literárias, Artes Visuais e Artesanato, respectivamente.

Além dos assistidos, a delegação da Bahia conta ainda com professores e acompanhantes, além de membros da equipe da Federação Estadual das Apaes, totalizando mais de 60 integrantes. Todo o custo de produção do evento, incluindo hospedagens e deslocamentos, são frutos de doações e parcerias.

“É uma oportunidade para essas pessoas mostrarem do que elas são capazes. De se superarem e encantarem o público. Mas além do fator artístico, do empoderamento, do acesso à arte - algo muito restrito na sociedade brasileira -, estamos oferecendo a elas uma socialização com grupos semelhantes de outros estados, um contato com outras culturas. Algumas dessas pessoas nem mesmo haviam saído de suas próprias cidades antes. É um trabalho voltado ao desenvolvimento intelectual, mas cheio de contextos de inclusão. E que, independente dos resultados no festival, já nos deixa infinitamente satisfeitos”, explica o presidente da Federação das Apaes da Bahia, Narciso Batista.

A delegação embarca para Manaus no dia 18 de novembro, às 17h, no aeroporto de Salvador. Flashes do evento podem ser acompanhados através das redes sociais da Apae Bahia (@feapaesba) e da Apae Brasil (@apaebrasil).

Confira a série de reportagens do parceiro, Bahia dá Sorte, sobre a preparação das Apaes  baians para o Festival Nacional Nossa Arte:

 

 

 

Endereço:
Rua Dr. José Peroba, 275 Edf. Metropolis Empresarial • Salvador • BA
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(71) 32723650