Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Feapaes-BA participa de Congresso Interamericano de Autismo

O evento teve o intuito de reunir participantes interessados e que vivenciam o autismo

A Federação das Apaes do Estado da Bahia marcou presença no II Congresso Interamericano de Autismo e Políticas de Inclusão, ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de setembro, em Curitiba-PR. O evento teve o intuito de reunir participantes interessados e que vivenciam o autismo, discutir os temas mais atuais na área e promover o encontro de pesquisadores e alunos nas discussões públicas.

A Feapaes-BA foi representada pela diretora Social, Moana Meira, e pela coordenadora de Saúde, Mary Makhoul. De acordo com Moana, o congresso serviu para abrir novos olhares do movimento apaeano para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

"As pessoas com deficiência precisam de oportunidade. Há vida após o diagnóstico. A família precisa saber desse diagnóstico mais cedo. Acreditar que é possível.  Por isso a importância da equipe multidsciplinar dentro das Apaes. A gente precisa se preparar mais, buscando esse fortalecimento da rede e o apoio da familia", disse Moana.

"Vimos a experiencia de um rapaz que foi tardiamente diagnosticado, mas encontrou uma forte rede de apoio, se desenvolveu e até lançou um livro. Temos que desenvolver mecanismos para abraçar essa causa. Unir as equipes pedagogica e de saúde para desenvolver projetos nessa área. Vários projetos foram apresentados, com depoimentos de mãe que buscam acolhimento e não encontram. Temos que estar preparados e construir uma rede de apoio à familia e ao individuo com TEA", concluiu.

Para Mary Makhoul, as Apaes da Bahia serão contempladas com a bagagem adquirida no congresso. "Os palestrantes foram profissionais renomados que atuam na América do Sul e América do Norte. Nos possibilitaram vivenciar novos métodos e técnicas que poderemos utilizar com os alunos e serão multiplicados aos profissionais. O repasse para os profissionais será feito na jornada pedagógica de 2019"

Endereço:
Rua Dr. José Peroba, 275 Edf. Metropolis Empresarial • Salvador • BA
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(71) 32723650